Você que é um microempreendedor individual ou tem uma microempresa no ramo de varejo, alimentação, academia, e qualquer negócio que lida diretamente com o público, tem que ver essas dicas. É obrigatório!

Você, provavelmente, investe tempo e dinheiro para trazer novos clientes para seu negócio. As vezes muito, as vezes pouco. E tem aqueles que também nem investem! (rsrs – rindo de nervoso)

 E para manter, reter, encantar e fidelizar o cliente? Você tem investido? Você sabe a importância disso?

Provavelmente, sua resposta vai ser: SIM! EU SEI!

Legal. E o que tem feito para isso? (agora é a hora que a maioria pensa no seu dia a dia e busca algo que faça, sem planejamento, para falar que está preocupado e fazendo alguma coisa)

Vamos ser francos. Você já parou pra pensar e planejar alguma ação para reter seu cliente? Para encantar seu cliente? Para que seu cliente saia falando de você para todo mundo? (falando bem, tá?)

Deixa eu te dar uma primeira dica aqui.

Cliente satisfeito, não é Cliente fiel!!

E sabe qual a diferença entre cliente satisfeito e cliente fiel?

Cliente satisfeito está muito feliz enquanto você atende ele bem, enquanto seu produto atende as necessidades dele, quando você é pontual, ético e tem o preço justo. Mas basta um deslize seu (errar é humano, tá? Todo mundo erra), que esse cliente sai falando mal de você para todo mundo!!

Já o cliente fiel, o cliente fidelizado, quando você comete um deslize, ele vai falar com você! Não para os outros. E isso é bom, pois dá tempo de você corrigir e não permitir que isso aconteça com outros clientes. E o mais importante, não queima sua marca. E por que ele faz isso? Porque ele é apaixonado pela sua marca, pelo seu negócio. Ele não te troca por ninguém! Ele não te troca por preço, por exemplo.

Quer ver um exemplo?

João descobriu que abriu um restaurante novo no centro de sua cidade. Ele vai conhecer, come bem, é bem atendido e quando vai pagar a conta, percebe que o preço é mais do que justo por tudo o que lhe foi servido. No próximo final de semana, ele vai ao mesmo restaurante, tem o mesmo ótimo atendimento, a qualidade da comida continua ótima e o preço justo.

No outro final de semana, a mesma coisa.

Agora eu te pergunto: João é um cliente fiel desse restaurante?

É?

Bom. Agora imagina se abre um restaurante, nesse mesmo padrão, com ótimo atendimento, mesmo tipo de comida e com ótima qualidade e o mesmo preço justo, na esquina da casa do João. Você acha que ele vai na esquina da casa dele ou no centro da cidade?

Agora a pergunta está respondida. João não era um cliente fiel. Era um cliente satisfeito.

Primeiro GRANDE ponto é esse: Fidelizar clientes é sair da guerra de preços e parar de se preocupar com a concorrência.

E sabe o que é mais louco disso tudo? É muuuito mais barato que conquistar um novo cliente.

Quer um exemplo disso? Eu gravei um vídeo de 51 segundos mostrando um (rápido, assim mesmo). Está aqui, ó 👇🏼

Gostou? Entendeu?

Então, se liga!

Nos próximos dias, estarei postando várias dicas de como fidelizar, encantar e impressionar seus clientes para que eles não te troquem por um concorrente que baixou o preço 😑

O melhor é que com as dicas que eu vou dar, você não precisar gastar nada, ou quase nada, para aplica-las e o resultado é imediato!!

E aí? Vamos comigo nessa?

Se você já tem alguma dica ou pergunta sobre o assunto, deixa aqui nos comentários para mim.

Te vejo amanhã!