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Mapa da Empatia

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Mapa da Empatia na Prática

Descubra o poder da empatia no mundo dos negócios com o Mapa da Empatia na Prática! 

Essa ferramenta revolucionária permite que você mergulhe no universo dos seus clientes, compreendendo suas necessidades, desejos e motivações mais profundas. 

Ao adotar o Mapa da Empatia, você ganha insights valiosos para aprimorar produtos, serviços e estratégias de marketing, criando conexões genuínas e duradouras com seu público-alvo. Eleve sua empresa a um novo patamar, colocando a empatia no centro da sua jornada de sucesso

Ao atender seus clientes, você vai começar a notar características em comum entre eles, como idade, onde moram, sexo, poder aquisitivo, profissão, classe social, educação, hábitos de consumo, entre outros fatores.

Sim, aqui estamos falando do seu público-alvo, que é um grupo amplo de pessoas que possuem características semelhantes e que são potenciais compradores de seu produto ou serviço.

O problema é que essa é uma abordagem muito abrangente e superficial de seus clientes.

Para conseguir criar uma conexão emocional e verdadeira, precisamos de mais do que saber que nosso público-alvo são homens entre 20 a 30 anos, que ganham entre R$ 3.000 e moram próximo do centro da cidade.

Precisamos conhecer e entender quem é nosso cliente.

O Mapa da Empatia

Diferença entre público-alvo e persona

E para isso, é necessário realizar um estudo mais aprofundado e detalhar questões que vão além dos aspectos demográficos e socioeconômicos. 

Precisamos entender quais são os desejos, necessidades e comportamentos desse consumidor, precisamos definir uma Persona.

O que é uma Persona?

A persona é uma representação fictícia do público-alvo de uma empresa, criada com o objetivo de ajudar os profissionais de marketing a compreender melhor os desejos, necessidades e comportamentos dessa audiência.

As personas são criadas com base em pesquisas de mercado e entrevistas com o público-alvo, e são descritas de forma detalhada, incluindo informações demográficas, interesses, preocupações e objetivos.

Uma persona é um personagem fictício com personalidade, interesses, hábitos de compra, condições socioeconômicas e outras características individuais. Essas informações são essenciais para aplicar o mapa da empatia.

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O que é um Mapa de Empatia?

O mapa da empatia é uma técnica que visa te ajudar a compreender melhor o público-alvo, colocando-se no lugar dele e considerando o que ele diz, pensa, sente, seus anseios e experiências.

O mapa da empatia é composto por quatro etapas: Observação, Interpretação, Síntese, Ideação.

Observação

Na primeira etapa, observa o público-alvo e coleta informações sobre ele.

Interpretação

Na segunda etapa, essas informações são interpretadas e organizadas de forma a revelar padrões e tendências.

Síntese

Na terceira etapa, sintetize as informações coletadas e cria uma representação visual do público-alvo, como uma persona ou um mapa mental.

Ideação

Na última etapa, a equipe usa essa representação para gerar ideias de soluções inovadoras que possam atender às necessidades do público-alvo.

A primeira versão do Mapa de Empatia foi desenvolvida pela consultoria de Design Thinking, Xplane. Anos mais tarde, o fundador da Xplane, Dave Gray, se uniu ao criador do Business Model Canvas, Alex Osterwalder, para atualizá-lo, de forma a melhorar os resultados.

O Mapa da Empatia é uma ferramenta útil para ajudar a equipe a sair da sua zona de conforto e pensar de forma mais criativa e inovadora.

Ele é especialmente útil em projetos de design de produtos ou serviços, mas também pode ser usado em outras áreas, como marketing, publicidade, fidelização e atendimento ao cliente.

Como Elaborar o Mapa da Empatia

Como usar o mapa da empatia? Quais perguntas fazer no mapa da empatia?

Comece com a seção objetivo, definindo qual será o perfil do cliente e o que ele precisa fazer. Isso deve ser enquadrado em termos de um comportamento novo e observável.


Objetivo: Defina o perfil de seu cliente e o que ele precisa, isto é, qual é a situação dessa persona, quais decisões ela precisa tomar, quais ações ou tarefas precisa executar, o que ela está procurando fazer diferente do que já vinha fazendo.

1 - Com quem estamos sendo empáticos?

Quem é essa persona?
Em que situação ela está?
Qual o papel dela nessa situação?

2 - O que ela precisa fazer?

O que ela precisa fazer de diferente?
Quais tarefas ela quer ou precisa fazer?
Qual decisão ela precisa tomar?
Como sabemos se ela foi bem sucedida?

Depois de ter esclarecido o objetivo, trabalhe no sentido dos ponteiros do relógio ao redor da tela, até ter coberto o que o cliente vê, o que ele fala, o que ele faz e o que ele escuta.

Os quadrantes do quadro de empatia e quais perguntas fazer:

3 - O que ele vê

Tente entender o ambiente que o cliente frequenta, com os estímulos e pressões da sociedade que o cerca.

Esse primeiro quadrante fala dos estímulos visuais que sua persona recebe. Tente responder a perguntas como:

Como é o mundo em que a persona vive?
Como são seus amigos?
O que é mais comum no seu cotidiano
O que ela vê os outros falando e fazendo?
O que ela vê no seu meio ambiente?
O que ela vê no seu meio profissional?

4 - O que ele fala

Observe o que ele diz em público, o que você já escutou seu cliente dizendo ou o que você imagina que ele possa falar.

O que já escutamos ele falando?
O que imaginamos ele falando?
Sobre o que sua persona costuma falar?

5 - O que ele faz

Determine como o seu cliente se veste, como se comporta e como se relaciona com seus pares.

O que ele faz hoje em dia?
Quais seus hobbies?
O que imaginamos ele fazendo?

Para entender o que sua persona faz, preste atenção ao comportamento dela.

6 - O que ele escuta

Aqui, pense no que sua persona ouve não somente no sentido sonoro, de músicas ou conversas, mas também nas influências que recebe de fontes diversas, como meios de comunicação. Procure responder perguntas como:

Quais pessoas e ideias influenciam a persona?
Quem são seus ídolos?
Quais produtos de comunicação consome?
O que ela escuta dos amigos?
O que ela escuta dos colegas?

Pense sobre o que dizem as pessoas ao redor do cliente, seus amigos, seus colegas de trabalho, seu chefe, as pessoas em quem ele se inspira, etc

Preenchendo o Mapa da Empatia

A Cabeça do seu Cliente

Somente depois de fazer o circuito de elementos externos, você deve se concentrar no que está acontecendo dentro da cabeça do cliente.

A grande cabeça no centro é um dos aspectos mais importantes do design do mapa. A ideia é tentar imaginar o que é estar dentro da cabeça de outra pessoa.

Esse é o maior desafio do exercício:

7 - O que ele pensa e sente

Dores

Enumere os principais obstáculos para o sucesso e felicidade de seu cliente, tudo aquilo que o impede, frustra ou amedronta.

Quais são seus medos?
Quais são suas frustrações?
Quais são suas ansiedades?
Quais são suas preocupações?
Que obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?

Desejos

Descreva tudo aquilo que o cliente quer, o que ele visa a alcançar uma vez que supere seus obstáculos, incluindo necessidades, expectativas e conceitos de sucesso e realização.

Quais são suas vontades?
Quais são suas necessidades?
Quais são suas esperanças?
Quais são seus sonhos?
O que é sucesso para sua persona?
Onde ela quer chegar?
O que acabaria com seus problemas?

O objetivo é criar soluções mais inovadoras e relevantes para o público alvo.

Aproveite e faça o Download do PDF do Mapa da Empatia tem um Template com exemplos para você preencher.

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