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Mapa da Empatia
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Mapa da Empatia na Prática
Descubra o poder da empatia no mundo dos negócios com o Mapa da Empatia na Prática!
Essa ferramenta revolucionária permite que você mergulhe no universo dos seus clientes, compreendendo suas necessidades, desejos e motivações mais profundas.
Ao adotar o Mapa da Empatia, você ganha insights valiosos para aprimorar produtos, serviços e estratégias de marketing, criando conexões genuínas e duradouras com seu público-alvo. Eleve sua empresa a um novo patamar, colocando a empatia no centro da sua jornada de sucesso
Ao atender seus clientes, você vai começar a notar características em comum entre eles, como idade, onde moram, sexo, poder aquisitivo, profissão, classe social, educação, hábitos de consumo, entre outros fatores.
Sim, aqui estamos falando do seu público-alvo, que é um grupo amplo de pessoas que possuem características semelhantes e que são potenciais compradores de seu produto ou serviço.
O problema é que essa é uma abordagem muito abrangente e superficial de seus clientes.
Para conseguir criar uma conexão emocional e verdadeira, precisamos de mais do que saber que nosso público-alvo são homens entre 20 a 30 anos, que ganham entre R$ 3.000 e moram próximo do centro da cidade.
Precisamos conhecer e entender quem é nosso cliente.
O Mapa da Empatia
Diferença entre público-alvo e persona
E para isso, é necessário realizar um estudo mais aprofundado e detalhar questões que vão além dos aspectos demográficos e socioeconômicos.
Precisamos entender quais são os desejos, necessidades e comportamentos desse consumidor, precisamos definir uma Persona.
O que é uma Persona?
A persona é uma representação fictícia do público-alvo de uma empresa, criada com o objetivo de ajudar os profissionais de marketing a compreender melhor os desejos, necessidades e comportamentos dessa audiência.
As personas são criadas com base em pesquisas de mercado e entrevistas com o público-alvo, e são descritas de forma detalhada, incluindo informações demográficas, interesses, preocupações e objetivos.
Uma persona é um personagem fictício com personalidade, interesses, hábitos de compra, condições socioeconômicas e outras características individuais. Essas informações são essenciais para aplicar o mapa da empatia.
O que é um Mapa de Empatia?
O mapa da empatia é uma técnica que visa te ajudar a compreender melhor o público-alvo, colocando-se no lugar dele e considerando o que ele diz, pensa, sente, seus anseios e experiências.
O mapa da empatia é composto por quatro etapas: Observação, Interpretação, Síntese, Ideação.
Observação
Na primeira etapa, observa o público-alvo e coleta informações sobre ele.
Interpretação
Na segunda etapa, essas informações são interpretadas e organizadas de forma a revelar padrões e tendências.
Síntese
Na terceira etapa, sintetize as informações coletadas e cria uma representação visual do público-alvo, como uma persona ou um mapa mental.
Ideação
Na última etapa, a equipe usa essa representação para gerar ideias de soluções inovadoras que possam atender às necessidades do público-alvo.
A primeira versão do Mapa de Empatia foi desenvolvida pela consultoria de Design Thinking, Xplane. Anos mais tarde, o fundador da Xplane, Dave Gray, se uniu ao criador do Business Model Canvas, Alex Osterwalder, para atualizá-lo, de forma a melhorar os resultados.
O Mapa da Empatia é uma ferramenta útil para ajudar a equipe a sair da sua zona de conforto e pensar de forma mais criativa e inovadora.
Ele é especialmente útil em projetos de design de produtos ou serviços, mas também pode ser usado em outras áreas, como marketing, publicidade, fidelização e atendimento ao cliente.
Como Elaborar o Mapa da Empatia
Como usar o mapa da empatia? Quais perguntas fazer no mapa da empatia?
Comece com a seção objetivo, definindo qual será o perfil do cliente e o que ele precisa fazer. Isso deve ser enquadrado em termos de um comportamento novo e observável.
Objetivo: Defina o perfil de seu cliente e o que ele precisa, isto é, qual é a situação dessa persona, quais decisões ela precisa tomar, quais ações ou tarefas precisa executar, o que ela está procurando fazer diferente do que já vinha fazendo.
1 - Com quem estamos sendo empáticos?
2 - O que ela precisa fazer?
3 - O que ele vê
Tente entender o ambiente que o cliente frequenta, com os estímulos e pressões da sociedade que o cerca.
Esse primeiro quadrante fala dos estímulos visuais que sua persona recebe. Tente responder a perguntas como:
4 - O que ele fala
Observe o que ele diz em público, o que você já escutou seu cliente dizendo ou o que você imagina que ele possa falar.
5 - O que ele faz
Determine como o seu cliente se veste, como se comporta e como se relaciona com seus pares.
Para entender o que sua persona faz, preste atenção ao comportamento dela.
6 - O que ele escuta
Aqui, pense no que sua persona ouve não somente no sentido sonoro, de músicas ou conversas, mas também nas influências que recebe de fontes diversas, como meios de comunicação. Procure responder perguntas como:
Pense sobre o que dizem as pessoas ao redor do cliente, seus amigos, seus colegas de trabalho, seu chefe, as pessoas em quem ele se inspira, etc
Preenchendo o Mapa da Empatia
A Cabeça do seu Cliente
Somente depois de fazer o circuito de elementos externos, você deve se concentrar no que está acontecendo dentro da cabeça do cliente.
A grande cabeça no centro é um dos aspectos mais importantes do design do mapa. A ideia é tentar imaginar o que é estar dentro da cabeça de outra pessoa.
Esse é o maior desafio do exercício:
7 - O que ele pensa e sente
Dores
Enumere os principais obstáculos para o sucesso e felicidade de seu cliente, tudo aquilo que o impede, frustra ou amedronta.
Desejos
Descreva tudo aquilo que o cliente quer, o que ele visa a alcançar uma vez que supere seus obstáculos, incluindo necessidades, expectativas e conceitos de sucesso e realização.
O objetivo é criar soluções mais inovadoras e relevantes para o público alvo.
Aproveite e faça o Download do PDF do Mapa da Empatia tem um Template com exemplos para você preencher.