Pensando na retenção de cliente, fidelização e melhor atendimento, venho escrevendo alguns artigos sobre isso com dicas práticas para aplicar no seu negócio imediatamente.

Deixarei disponível o link aqui embaixo para que você possa acessar os outros artigos

Vamos lá. A maioria dos microempresários ou gestores quando questionados sobre o que é bom atendimento respondem:

Fico aberto 24 horas, faço entrega em domicílio ou tenho um lugar exclusivo para clientes VIP.

Porém, esses são exemplos de serviços e não de atendimento.

Claro que tudo isso pode ser atrelado a um bom atendimento, isso não dá para negar. Até porque, como falei em outros artigos, bom atendimento, honestidade, preço justo e pontualidade não são diferenciais, é o mínimo que você precisa ter.

O que estou falando aqui é de encantar o cliente, tem um atendimento excepcional, ir um pouco além do bom atendimento.

Uma coisa que você precisa ter em mente, é sempre se preocupar em dar, não em receber.

Doar sua energia, seu tempo e ter empatia, sem esperar nada em troca. Não se preocupe em vender num primeiro momento. Se preocupe realmente em entender seus clientes e se comprometa 100% com eles. Enquanto estiver atendendo um cliente, esqueça de todo o resto. Um cliente de cada vez, entendendo e atendendo a necessidade de cada um.

Sabe quando a pessoa mais compra? Quando você não vende!

Que? Tá ficando doido Diogo?

Não, é isso mesmo! Todo mundo ama comprar, mas ninguém quer que você venda nada.

Então a sacada aqui é a seguinte: Entregue tudo o que você pode entregar da melhor maneira e pode ter certeza, o seu cliente vai pagar. E o principal de tudo, vai pagar feliz e vai pagar bem.

Se você mantiver esse tipo de atitude terá vários clientes fiéis a você que não te trocarão por preço baixo.

Costumo “brincar”:

Trate seus clientes como gostaria que seu pai, sua mãe e seus filhos fossem tratados.  

Isso é empatia, isso é ir além de bom atendimento. Experimente e me conte como foi.

Dúvidas, críticas ou sugestões, deixe nos comentários aqui embaixo e nos falamos em breve.

Grande abraço,

Diogo Lopes