Pensando na retenção de cliente, fidelização e melhor atendimento, venho escrevendo alguns artigos sobre isso com dicas práticas para aplicar no seu negócio imediatamente.
Deixarei disponível o link aqui embaixo para que você possa acessar os outros artigos
Vamos lá. A maioria dos microempresários ou gestores quando questionados sobre o que é bom atendimento respondem:
Fico aberto 24 horas, faço entrega em domicílio ou tenho um lugar exclusivo para clientes VIP.
Porém, esses são exemplos de serviços e não de atendimento.
Claro que tudo isso pode ser atrelado a um bom atendimento, isso não dá para negar. Até porque, como falei em outros artigos, bom atendimento, honestidade, preço justo e pontualidade não são diferenciais, é o mínimo que você precisa ter.
O que estou falando aqui é de encantar o cliente, tem um atendimento excepcional, ir um pouco além do bom atendimento.
Uma coisa que você precisa ter em mente, é sempre se preocupar em dar, não em receber.
Doar sua energia, seu tempo e ter empatia, sem esperar nada em troca. Não se preocupe em vender num primeiro momento. Se preocupe realmente em entender seus clientes e se comprometa 100% com eles. Enquanto estiver atendendo um cliente, esqueça de todo o resto. Um cliente de cada vez, entendendo e atendendo a necessidade de cada um.
Sabe quando a pessoa mais compra? Quando você não vende!
Que? Tá ficando doido Diogo?
Não, é isso mesmo! Todo mundo ama comprar, mas ninguém quer que você venda nada.
Então a sacada aqui é a seguinte: Entregue tudo o que você pode entregar da melhor maneira e pode ter certeza, o seu cliente vai pagar. E o principal de tudo, vai pagar feliz e vai pagar bem.
Se você mantiver esse tipo de atitude terá vários clientes fiéis a você que não te trocarão por preço baixo.
Costumo “brincar”:
Trate seus clientes como gostaria que seu pai, sua mãe e seus filhos fossem tratados.
Isso é empatia, isso é ir além de bom atendimento. Experimente e me conte como foi.
Dúvidas, críticas ou sugestões, deixe nos comentários aqui embaixo e nos falamos em breve.
Grande abraço,
Diogo Lopes