A dúvida de muitos micro e pequenos empresários quando pensam em implantar um programa de fidelidade em seus negócios é se ele realmente funciona.
Principalmente porque existem alguns fatores que passam pela cabeça do proprietário nesse momento:

  • Qual prêmio ou brinde vou oferecer?
  • Quantas visitas são necessárias até o resgate do brinde?
  • Será que vou perder dinheiro dando esses brindes?

E a primeira coisa que você deve ter em mente antes de qualquer outra coisa é: Porque você quer fazer um programa de fidelidade em seu estabelecimento?
Se você não souber a resposta para essa pergunta, é muito provável que aqui eu já tenha uma resposta para o principal questionamento desse post.

Programas de fidelidade funcionam?

Se você não sabe porque quer fazer um programa de fidelidade, certamente ele não funcionará em seu estabelecimento por vários motivos:

  • Provavelmente você vai imprimir 1.000 cartões de papel e irá distribuir, somente isso;
  • Provavelmente você não dará importância a quem pegou o papel;
  • Provavelmente você não dará importância ao programa de fidelidade em si;
  • Provavelmente você queira que seu cliente perca o cartão, fazendo assim com que ele não possa resgatar o prêmio;
  • Provavelmente você vai acabar não tendo resultado nenhum com seu programa e vai acabar jogando o seu dinheiro fora em impressões de cartões.

Parece brincadeira isso que estou falando, mas acredite, não é. Já vi vários empresários que passaram por isso, ou que pensam dessa forma.

Então se você pensa algo parecido com isso ou não está disposto a se dedicar ao seu programa, pode parar de ler, porque você já encontrou aqui a resposta que procurava. Programas de fidelidade NÃO FUNCIONAM PARA VOCÊ.

Agora se você ainda não sabe o porquê quer fazer um programa de fidelidade, mas, acha a ideia interessante, porque já viu em outros estabelecimentos, eu vou lhe dizer o real motivo pelo qual você deve fazer um programa de fidelidade.

O segredo está em entender o que significa fidelização de clientes. Fidelizar o cliente significa, não somente fazer com que seu cliente volte a consumir de você, mas que ele se torne um fã da sua marca e se torne um divulgador da mesma.

Um exemplo disso é que quem compra Iphone, geralmente só compra Iphone, porque eles são fãs da marca. Quem compra Iphone, fala para todo mundo que Iphone é o melhor celular do mundo ou seja, a Apple tem um exército de pessoas fazendo propaganda de graça. E se você fidelizar os seus clientes você também pode ter pessoas fazendo propaganda de você.

A partir do momento em que você entende qual é o real objetivo de fidelizar um cliente, pode-se dizer que você já tem 50% do caminho percorrido para ter um programa de fidelidade que realmente venha a funcionar e trazer os resultados esperados para o seu negócio.

Porque você deve fazer um programa de fidelidade?

Com um mercado cada vez mais competitivo e a concorrência cada vez mais acirrada, diversas empresas vem investindo em soluções para que os consumidores não somente sejam atraídos para os seus estabelecimentos, mas retornem mais vezes e realizem novas compras.

Manter um cliente fiel ao seu negócio pode ser uma tarefa tão difícil quanto conquistá-lo e um programa de fidelização de clientes bem planejado pode ser uma ótima estratégia para se alcançar esse objetivo.

Os benefícios de um programa de fidelidade

Aumento das vendas: Clientes fidelizados chegam a gastar até 10 vezes mais do que os clientes comuns ao longo do seu relacionamento com o estabelecimento. Além, disso as chances de se vender um produto para um novo cliente são de 5 a 20% contra 60 a 70% no caso de um cliente que já conhece o seu negócio. Além, disso um acréscimo de 5% na retenção de clientes pode representar um aumento de 25 a 95% nos lucros.

Redução dos custos: Conquistar novos clientes é um processo muito mais caro do que fidelizar aqueles já existentes, chegando a custar 7 vezes mais devido aos pesados investimentos em ações de marketing.

Motivação dos clientes: Participar de um programa de fidelidade que oferece benefícios é uma ótima forma de incentivar o cliente a retornar e comprar mais vezes no seu estabelecimento. Além disso, 54% das pessoas dizem aumentar o consumo em função das recompensas de um programa de fidelidade. Ao contrário do que muitos pensam, premiar um cliente não é um gasto desnecessário. Após completar o cartão de fidelidade pela primeira vez, o cliente tende a consumir em média 30% mais do que antes.

Divulgação boca a boca: Cliente fieis tendem a recomendar seu negócio para amigos e parentes, influenciando-os a também visitar o estabelecimento, contribuindo para a imagem da sua marca no mercado. 

Onde estão os outros 50% para atingir um programa de fidelidade de sucesso?

Agora que você já entendeu o que é fidelização e o que ela pode fazer por você e pelo seu negócio é importante entender as formas de implementar corretamente um programa de fidelidade, de forma que este não traga prejuízos para o seu negócio.

Se você possui uma micro, pequena ou média empresa no varejo como: restaurante, lanchonete, salão de beleza, loja de roupa, pet shop, barbearia, etc.

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O guia é grátis e pode fazer a diferença entre você ter um programa de fidelidade bem implementado e trazer diversos benefícios para o seu negócio ou um programa de fidelidade com falhas que podem ser fatais, fazendo com que este não traga os retornos esperados.

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Finalmente programas de fidelidade funcionam?

Se você tiver o mindset correto de empreendedor e souber a forma correta de implementar um programa de fidelidade sim ele funciona, e funciona muito bem.
E o maior exemplo de que ele funciona é que várias grandes empresas no mercado investem milhões de reais em seus programas de fidelidade.
Algumas dessas empresas são: McDonalds, Shell, Petrobrás, StarBucks, Companhias Aéreas e até times de futebol utilizam programas de fidelidade.
Acredito que se programas de fidelidade não funcionassem essas empresas não estariam utilizando e investindo milhões nisso. 

Conclusão

Se você quiser fazer sua empresa crescer utilizando um programa de fidelidade o lance é assumir as responsabilidades do seu negócio e fazer a parada acontecer.
E tem outra coisa, programa de fidelidade só precisa de atenção no início, você vai ver que depois que você der o empurrão inicial o boca a boca vai fazer todo o restante do trabalho por você.

E então você agora só precisa pensar em como tornar o sistema mais interessante com ofertas temporárias ou em datas comemorativas como dia dos namorados por exemplo, para manter seus clientes sempre motivados. 

E aí? Curtiu as dicas deste artigo? Está mais confiante para começar a fidelizar os seus clientes?

Confira os Materiais Abaixo que irão te ajudar a estruturar seu Programa de Fidelidade

1 – E-book 10 dicas para Criar um Sistema de Fidelidade
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Me conta aqui nos comentários! Vou adorar saber. 


Fabinho Martinelli
Fabinho Martinelli

Especialista em Fidelização de Clientes Autor Best Seller: Como Atrair e Fidelizar Clientes Autor do Livro: Fidelização na Prática