De maneira meio tardia, o planejamento tem ganhado mais espaço dentro do processo de fidelização nos últimos anos. O cliente ainda quer ver a ação, o final, o “resultado” e mal entende que o processo de fidelização requer entendimentos, análises, estudos profundos, além de alguns passos para um bom planejamento.

O cliente quer ver um programa de fidelidade funcionando, e acaba implantando de qualquer jeito. Mas o planejamento precisa mostrar o porquê do Programa de Fidelidade. Criar um Programa de Fidelidade qualquer pessoa faz, mas como vai funcionar esse programa? Essa é a pergunta que o planejamento precisa responder.

Algumas questões que surgem ao se criar um programa de fidelidade

  • O que vou oferecer de prêmio?
  • Para quem?
  • Quando essa pessoa vai resgatar?
  • Será que não vou ter prejuízo?

Por isso, listei aqui 10 passos fundamentais para criar um bom planejamento, mas repare que o ato de “fazer um bom planejamento” está relacionado com a postura do profissional.

1. Metodologia

Bons profissionais de planejamento têm metodologias de como atingir os objetivos esperados. É importante deixar claro para o cliente qual a metodologia a ser usada e o que será entregue.

2. Pesquisa

Bons planejamentos têm embasamentos, mas pesquisa não é planejamento, é uma forma de ter insights e ver para qual caminho seguir.

3. Estudo

A pesquisa vai trazer muito conteúdo, mas sem um estudo aprofundado dos seus números e dados, de nada adiantará ter feito uma pesquisa. Não se usa pesquisa para colar no Power Point/Keynote. Ela é feita para ser analisada por meio da inteligência do estrategista nos dados.

4. Objetivo

Claro, direto e único. Você não acorda de manhã para ir para o trabalho, ou shopping, ou parque, ou casa de um amigo. Você vai apenas para um lugar e, por isso, a marca tem que ir para um lugar único. Objetivos secundários até podem ser interessantes, mas conquiste um para depois pensar em outros. Lembre-se: planejamento nunca acaba, ele sempre se renova.

5. Renove-se

O planejamento que você fez em 2015 não serve para 2022 e não servirá para 2025. O mundo muda, as pessoas mudam, a comunicação muda, e não é você que vai ficar na mesma. O profissional de planejamento precisa estar sempre atento a tudo.

6. Inovação

Essa palavra tem que estar no seu café da manhã. Coma todos os dias. Viva disso, não deixe apenas para a criação inovar. Sente com ela e faça a diferença. Inove sempre.

7. Estratégia

Pense muito antes de mostrar o que deve ser feito. Não faça nada sem mostrar qual é a estratégia a seguir. E não se incomode em fazer a estratégia que outros já fizeram. Esse é um campo onde existe muita pesquisa e testes a serem feios.

8. Execução

Se preocupe como as coisas vão sair. Não delegue para outras áreas e deixe que as coisas aconteçam sozinhas, pois sem um alinhamento prévio, cada um fará o que vem na sua cabeça e depois quem vai ser cobrado é você. A execução é mais importante que o pensamento, pois o papel aceita tudo, mas na hora do “vamos ver” a história é outra.

9. Humildade

Ser vaidoso nesse campo é perder tempo. Não ache que você é melhor do que ninguém e nem que a sua sempre é a melhor ideia. Defenda e embase seu planejamento e ideias, mas abra a mente para ouvir as pessoas. O colaborador pode ter uma ideia melhor que a sua. Comemore isso!

10. Resultados

Seja um apaixonado por resultados. Eles garantem seu negócio, sua continuidade no processo e seu crescimento empresarial. Envolva o máximo de pessoas no processo e comemore as vitórias com todos, mas ajude nas melhorias. Envolva todas as pessoas.

E para acompanhar tudo isso em um único lugar, confira nossa metodologia Fidelização 4.0 através do Canvas de Fidelização de Clientes

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Fabinho Martinelli
Fabinho Martinelli

Especialista em Fidelização de Clientes Autor Best Seller: Como Atrair e Fidelizar Clientes Autor do Livro: Fidelização na Prática